sábado, 26 de dezembro de 2009

Inauguração

Desde que comecei a acompanhar o futebol, percebi em mim mesmo e nos demais torcedores um comportamento emotivo. Quando o torcedor assíduo deseja a vitória do seu clube, há muito mais em jogo do que apenas os resultados. Há uma imensa quantidade de sentimentos, valores, associações cognitivas que fazemos entre nossas vidas correntes e os 90 minutos jogados no gramado.

Fazemos conexões praticamente inconscientes entre nossa própria história e o contexto do time do coração, provavelmente motivadas pela inspiração de quem nos ensinou a torcer. Na maioria dos casos, as primeiras pessoas que despertam em nós amor e confiança, são as mesmas que nos instroduzem ao futebol. Portanto, carregamos o peso dessas relações para o esporte, fazendo com que cada vitória esportiva represente uma verdadeira vitória pessoal e com que cada derrota dentro do gramado nos traga a mesma amargura que sentiríamos se nossos queridos e queridas passassem por adversidades.

Mais do que isso, compartilhamos com o futebol a árdua missão de construir nossa própria identidade. A comemoração de uma conquista considerada impossível é tão intensa porque celebramos a nossa própria identidade se plasmando na superação (um valor muito cobrado na pessoa humana ao longo de sua existência).

Estando o futebol tão próximo dessas realidades mais comumente retratadas pela arte, por que não abordá-lo artisticamente? Essa é minha proposta de trabalho: trazer o registro do esporte não somente como uma informação fria de reportagem, mas sim acompanhado dessa carga de energia humana que todos portamos no peito e que nos impulsiona a erguer uma bandeira com toda a paixão de que somos capazes de conceder a uma causa. Para isso, faço uso da produção audiovisual como ferramenta de comunicação esportiva.


Sou estudante de Comunicação Social, com habilitação em Editoração de Mídias Digitais. Residente em Curitiba, natural de Porto Alegre. Torcedor do Grêmio desde o útero, pois minha mãe grávida acompanhou meu pai em uma partida de Libertadores no estádio Olímpico. Foi pelo Grêmio que editei meu primeiro videozinho, utilizando o Windows Movie Maker, e que teve uma monstruosa audiência no YouTube, dando origem a uma nova tendência de edição para o futebol. O nome do vídeo era "A Resposta" e visava trazer a tona uma força de reação gremista perante a conquista do mundial colorado. Amigos colorados, levem na esportiva. :P

Atualmente trabalho no Coritiba FootBall Club, mais precisamente nas Categorias de Base. Mas como o oportunismo é característica indispensável para quem deseja ser produtor, aproveito todas as chances para criar algum material ao clube ou à torcida. Criei este blog para ir postando esses trabalhos, além de outros. Em pouco tempo de casa, já criei uma forte identificação com o clube e espero poder contribuir muito com a torcida alviverde de Curitiba e com a própria trajetória do Coxa.


Aqui do lado direito, linkarei outros blog's e sites. Se tu desejas que tua página pessoal seja linkada, deixa um comentário dizendo o endereço. Visitarei e desenharei um banner personalizado baseado nas informações lá presentes. :)


Bem vindos ao Arte & Fatos!

4 comentários:

  1. vi seu blog na comunidade de jornalistas esportivos, ja que se ofereceu, quero um banner personalizado!!!

    www.13anosdepois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da sua iniciativa
    tbm tenho um blog:
    chicocoxabranca.blogspot.com

    abços e conte comigo

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernando!

    Gostaria q me aceitasse como "amigo" no orkut, pois estive vendo alguns fóruns e vc sempre posta ajudando a galera!!! Então, desde já agradeço pela força nesta área... Peço desculpas por usar este espaço, mas não consegui fazê-lo pelo orkut...

    Tenho interesse na área de foto e vídeo (no momento, sou funcionário público em São Paulo) e gostaria da sua opnião em alguns q já tenho postado, se não for lhe incomodar...

    No youtube meu canal é:
    http://www.youtube.com/user/dogcam79

    E algumas fotos, eu deixei em um álbum público no hotmail... Meu endereço lá é:
    dogcam79@hotmail.com

    Fernando, desejo-lhe um bom domingo, parabéns pelo Blog e obrigado!

    ResponderExcluir